top of page

Somente Deus conhece o encoberto

  • Foto do escritor: pandradegomes
    pandradegomes
  • 10 de jun. de 2023
  • 7 min de leitura

Atos 16:16-18:


Aconteceu que, indo nós para o lugar de oração, nos saiu ao encontro uma jovem possessa de espírito adivinhador, a qual, adivinhando, dava grande lucro aos seus senhores.

Seguindo a Paulo e a nós, clamava, dizendo: Estes homens são servos do Deus Altíssimo e vos anunciam o caminho da salvação.

Isto se repetia por muitos dias. Então, Paulo, já indignado, voltando-se, disse ao espírito: Em nome de Yeshua Hamashiach, eu te mando: Retira-te dela. E ele, na mesma hora, saiu.


Deuteronômio 4:19:


Guarda-te não levantes os olhos para os céus e, vendo o sol, a lua e as estrelas, a saber, todo o exército dos céus, sejas seduzido a inclinar-te perante eles e dês culto àqueles, coisas que o SENHOR, teu Deus, repartiu a todos os povos debaixo de todos os céus.


Deuteronômio 17:2-5:


Quando no meio de ti, em alguma das tuas cidades que te dá o SENHOR, teu Deus, se achar algum homem ou mulher que proceda mal aos olhos do SENHOR, teu Deus, transgredindo a sua aliança, que vá, e sirva a outros deuses, e os adore, ou ao sol, ou à lua, ou a todo o exército do céu, o que eu não ordenei; e te seja denunciado, e o ouvires; então, indagarás bem; e eis que, sendo verdade e certo que se fez tal abominação em Israel, então, levarás o homem ou a mulher que fez este malefício às tuas portas e os apedrejarás, até que morram.


Deuteronômio 18:9-14:


Quando entrares na terra que o SENHOR, teu Deus, te der, não aprenderás a fazer conforme as abominações daqueles povos. Não se achará entre ti quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro; nem encantador, nem necromante, nem mágico, nem quem consulte os mortos; pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao SENHOR; e por estas abominações o SENHOR, teu Deus, os lança de diante de ti. Perfeito serás para com o SENHOR, teu Deus. Porque estas nações que hás de possuir ouvem os prognosticadores e os adivinhadores; porém a ti o SENHOR, teu Deus, não permitiu tal coisa.


Gálatas 6:7:


Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará.


Isaías 47:13-14:


Já estás cansada com a multidão das tuas consultas! Levantem-se, pois, agora os que dissecam os céus e fitam os astros, os que em cada lua nova te predizem o que há de vir sobre ti. Eis que serão como restolho, o fogo os queimará; não poderão livrar-se do poder das chamas.


O Eterno Deus não se agradava de todas estas coisas naquela época, então, como Deus não é um ontem e outro hoje, ou seja, o que Ele pensava naquela época, continua a pensar nos dias de hoje da mesma maneira, Ele não criou os astros para que tenhamos nossas vidas guiadas por eles.


A astrologia é uma adivinhação. Como alguém pode se achar capaz de prever o futuro?


Nossas vidas, nossos caminhos, nosso futuro estão nas mãos de Deus. Não adianta querer saber onde estava a lua ou determinado planeta quando você nasceu. Para quê mapa astral?


Não dá para ser mais claro e objetivo: Deus não permite tais coisas, ou seja, tentar adivinhar o futuro, seja em borra de café, em cartomantes, em ciganas que lêem as mãos, em tarô, em jogos de búzios, runas ou qualquer outro caminho. E também é proibido consultar pessoas que buscam contato com os mortos, ou seja, com necromantes.


Todas nós somos movidas pela curiosidade. Curiosidade por aquilo que nos é desconhecido, curiosidade sobre o nosso futuro, nosso presente a até mesmo pelo nosso passado.


Queremos cada vez mais respostas às nossas perguntas e isso de maneira rápida. Todo mundo se pergunta de onde vim e para onde vou.


Só que existem algumas virtudes no ser humano que precisam ser valorizadas e usadas, tais como a paciência, a espera, a reflexão e principalmente a confiança em Deus.


Por isso o Salmo 40 diz: Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor.


Existe uma oração que nós cantamos na Beit Tefilat Yeshua chamada Ana bechoach, que diz assim: Tu que és o mais Alto e Santo, guia Teu povo consagrado, com a abundância da Tua generosidade. Aceita as nossas orações e ouve os nossos clamores, ó Tu que conheces o encoberto!


Somente compete a Deus saber o encoberto, por isso mesmo se chama encoberto senão seria descoberto, ou não?! Quando Deus quer revelar algo que ainda é desconhecido por nós, Ele mesmo faz isso. É uma vontade que virá Dele e não de nós. E Deus faz isso através de Seus profetas.


É simples assim: ou você serve a Deus ou serve ao diabo. Se Deus proíbe fazer uso de cartomantes, búzios, tarô e coisas assim e você finge que não está entendendo e desobedece esse conselho, inevitavelmente, você estará servindo ao diabo. Nós não estamos aqui para sermos adivinhadores.


Não há metade do caminho, ou é lá ou cá. Você precisa se decidir por um lado para poder ganhar o jogo. Evidentemente, meu conselho é: escolha o caminho do bem, de Deus e de Yeshua, pois esse é o caminho da real vitória. Talvez seja o caminho mais difícil sim, mas doloroso sim, mais demorado sim, mas é, sem dúvida alguma, o melhor caminho.


Não seja inocente acreditando que o diabo aparecerá com chifres, patas, rabo, roupas vermelhas e tridente. Seria muito fácil a sua identificação se ele se apresentasse assim para as pessoas.


Ele se disfarça sendo atraente e não repulsivo.


Muito importante esse aviso:


2 Coríntios 11:14:

Isso não é de admirar, pois o próprio Satanás se disfarça de anjo de luz.


Tome muito cuidado porque o demônio sabe se disfarçar muito bem como se fosse “bonzinho”. Ele é cheio de artimanhas, ciladas e estratégias para afastar as pessoas de Deus. Ele semeia dúvidas na mente das pessoas. Ele faz a pessoa querer se levantar contra Deus ou até mesmo tomar o lugar de Deus, faz as pessoas duvidarem da palavra de Deus. Muitas vezes você acha que não está fazendo nada de mais, só que ele já está te usando, te manipulando, achando brechas para entrar na sua vida.


Satanás tentou Eva no Jardim do Éden, exatamente fazendo a criatura se voltar contra o criador, duvidando de Deus, querendo estar em seu lugar.


Satanás é um rebelde. Não estava satisfeito com o que tinha, queria mais...


Nosso adversário aproveita sentimentos que temos de decepção pelas coisas não serem como esperamos. Nessa hora, ele entra para nos deixar desapontadas com tudo que nos cerca. Muitas e muitas vezes ficamos decepcionadas porque Deus não nos responde da maneira que queremos nem na hora que queremos. Ficamos decepcionadas com os nossos irmãos, primos, chefes, maridos, tios, vizinhos, enfim, ficamos decepcionadas por causa de coisas insignificantes. E para doer mais, normalmente, nos voltamos contra aqueles que mais amamos e que mais fazem de tudo para o nosso bem!


E o pior é se ainda entra a comparação, do tipo: “Eu sou uma pessoa boa, não faço mal a ninguém, estou aqui quietinha no meu canto, vivendo um dia de cada vez e aquele ali que apronta, que faz tudo errado está com uma vida muito melhor que a minha. Acho que Deus não me ouve ou não quer saber de mim”. Como você pode ter tanta certeza que a vida do fulano é melhor que a sua? Viva a sua vida que já é tão difícil de administrar e deixe a vida do outro com ele.


Não se compare.


O demônio se aproxima de mansinho. Está sempre à espreita, esperando um só vacilo seu. Ele é incansável, tem uma precisão cirúrgica para te ferir, confundir sua cabeça, minar suas forças. Então ore e vigie a todo momento. Não faça o diabo feliz.


Por isso, em Pedro 5:8 está escrito assim:


Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar; resisti-lhes firmes na fé.


E em 1 Tessalonicenses 5:17-22:


Orai sem cessar. Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco... Abstende-vos de toda forma de mal.


Aí, faça sua parte de lembrar do que está escrito em Hebreus 13:5:


Seja a vossa vida sem avareza. Contentai-vos com as coisas que tendes; porque Ele tem dito: De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei.


A Bíblia nos ordena que estejamos contentes com o que temos. Uma falha em estar contentes leva a múltiplos problemas: queixa, aflição, inveja, ingratidão, cobiça. Aqueles que não estão contentes compram coisas que não podem pagar, muitas vezes querem ter somente para mostrar que também podem ter. É o fogão de seis bocas quando um de quatro era mais que suficiente, é o relógio novo quando você já tem quatro e dois braços só para usá-los, é o carro que precisa ser trocado para não desvalorizar, é o apartamento na zona sul que tem piscina e academia e você nunca usa, mas você se mata de trabalhar para pagar o aluguel e o condomínio só para poder dizer aos “amigos” o nome da famosa rua na zona sul. A pessoa já tem uma dúzia de cartões de crédito e ainda quer mais um, porque o que vale é abrir a carteira na loja e ostentar aquela pilha de cartões para a vendedora, mas só você sabe que todos estão no vermelho, alguns até já passaram da validade, mas estão ali para ser admirados e dar volume à carteira.


Na Bíblia existem lições de como viver contente em toda e qualquer situação:


Em Filipenses 4:11-13:


Digo isto, não por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação. Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez; tudo posso naquele que me fortalece.


Em 1 Timóteo 6:6-10: De fato, grande fonte de lucro é a piedade com o contentamento. Porque nada temos trazido para o mundo, nem coisa alguma podemos levar dele. Tendo sustento e com que nos vestir, estejamos contentes.




 
 
 

1 Comment


Emerson Moura
Emerson Moura
Jun 21, 2023

Muito edificante. Paz e bênçãos.

Like

Estou aguardando os seus comentários

Responderei em breve

© 2021 by Patricia Goulart

bottom of page