Milho sem pressão não vira pipoca
- pandradegomes
- 10 de fev. de 2021
- 3 min de leitura
Atualizado: 14 de mai. de 2023

Pessoas de todas as idades adoram comer pipoca. Seja a pipoca doce, a pipoca com chocolate, pipoca temperada, pipoca caramelizada, a salgada, a preparada no microondas...
Ela é uma fonte de energia e carboidratos. Tem baixa caloria e é rica em proteína, ferro e fibra.
Os indícios sobre a origem desse alimento indicam que as populações americanas teriam sido as primeiras a experimentá-la, já que o milho integrava sua dieta das mais diferentes formas.
Todo mundo ama pipoca no cinema ou em casa no sofá, mas não dá para comer pipoca se o milho não estourar. O grão de milho-pipoca ( Zea mays everta ) estoura porque contém mais água e tem a casca mais resistente do que o milho comum.
Quando aquecido, o óleo e a água presentes no interior do milho, transformam o grão em um ambiente muito pressurizado. Nestas condições, o amido do milho amolece e expande a casca, tornando-a menos resistente.
Com a pressão e temperatura aumentando, quando a pressão interna chega a aproximadamente 135 psi e a temperatura por volta dos 185°C, o milho de pipoca estoura com o rompimento rápido da casca, liberando a pressão e expandindo o amido gelatinoso para fora do grão. Liberando a água no estado vaporizado, que rapidamente esfria o amido, que acaba assumindo o formato tão famoso da pipoca.
É impressionante também que toda pipoca é diferente uma da outra, formam desenhos diversos. Não dá para comer pipoca e não ficar se divertindo olhando todos os formatos. Você nunca pensou como deve ter surgido a pipoca, foi por descuido que alguém a aqueceu e levou um susto com aquela mágica do milho pulando e virando pipoca?
O milho passa por pressão, por calor, por "stress" para poder virar a deliciosa pipoca. Assim, o ser humano. Sem tribulações para vencer, sem obstáculos, sem pedras de tropeço para tirar da frente, o ser humano fica parado no mesmo lugar uma vida inteira.
Talvez se nós não passássemos pelas provações, tribulações e tensões da vida, seríamos como o milho de pipoca que deveria estourar e não estourou. Sabe aquele milho que você mastiga toda feliz da vida achando que é a pipoca macia e não é, arriscando até a quebrar um dente? Então, quem sabe com a gente não é assim também? Se não tivessem acontecido aquelas coisas que você acreditou que não iria aguentar passar, você não teria progredido, não teria se transformado para melhor. Houve um dia que você acreditou mesmo que não sairia daquele poço profundo, mas você saiu. Deus colocou a sua mão poderosa no poço e te puxou. Nós sabemos que não foi fácil, doeu muito, queimou por dentro, desesperou, a esperança quase foi embora para não voltar mais, mas debaixo dessa pressão toda você conseguiu, você venceu.
Cada uma sabe de si, né?! Somente você sabe como foi receber aquele diagnóstico de câncer de mama, somente você e seu espelho sabem como foi se olhar sem cabelos depois de radioterapia, somente você sabe o que sentiu quando a pessoa que você amava te deixou para ficar com outra e você sozinha com seus filhos, somente você sabe como foi cair da escada e quebrar o pé, somente você sabe a traição que passou com o sócio da sua empresa, somente você sabe como foi ficar desempregada três meses. Acho melhor consertar essas frases e dizer que você não estava sozinha, Deus te acompanhou, Deus deu ordem aos Seus anjos a seu respeito e você sobreviveu a isso, você passou por esse obstáculo, você venceu a corrida, você cruzou a faixa de chegada. O milho duro se transformou em pipoca macia.
A vida de ninguém é totalmente fácil, alegre, sorridente o tempo todo. Isso não existe. Não caia no erro de achar que todos estão felizes exceto você, todas as pessoas estão passando suas lutas, mas elas estão lá tentando vencer mais um dia. Vamos passar pela pressão do milho de pipoca e vai valer à pena. Na hora vamos, provavelmente, achar que não dá mais, mas vamos continuar a respirar fundo e uma hora vamos vencer, em nome de Jesus.
Isaías 41:10:
Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel".
João 16:33:
Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo".
Salmos 30:5:
Ao anoitecer, pode vir o choro, mas a alegria vem pela manhã.
Tiago 1:2-4:
Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações, sabendo que a aprovação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança. Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes. Tiago 1:12:
Bem-aventurado o homem que suporta, com perseverança, a provação; porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam.






Comentários