top of page

Falando sobre o inimigo

  • Foto do escritor: pandradegomes
    pandradegomes
  • 9 de jun. de 2023
  • 6 min de leitura

A palavra de Deus nos mostra claramente que todos nós temos um inimigo. E um inimigo em comum.


O Maligno não desiste, o inimigo de nossas almas não tira férias. Ele é incansável. Ele deve ter em mente aquela frase: “Água mole em pedra dura tanto bate até que fura”. Ele é insistente, persistente e age cirurgicamente para causar destruição. Ele tem a função de roubar, matar e destruir.


É esse inimigo que te perturba, que te causa depressão, medo, ansiedade, angústia, que te faz ter vontade de morrer, que te faz acreditar que nada com você dá certo, que faz com que você duvide da existência de Deus e te causa tanta solidão. O diabo conhece bem a palavra de Deus. Ele utilizou o próprio Salmo 91:11-12 para tentar o Senhor Yeshua:


Porque aos seus anjos dará ordens a teu respeito, para que te guardem em todos os teus caminhos. Eles te sustentarão nas suas mãos, para não tropeçares nalguma pedra.


Você precisa saber como o diabo faz as coisas e se revestir das armaduras celestiais para enfrentar as batalhas. Você e todas nós estamos dentro de uma guerra espiritual e precisamos ter fé para vencê-la, em nome de Yeshua Hamashiach. Deposite sua confiança Nele. O general dessa guerra é Yeshua. Siga as instruções Dele para poder vencer a guerra contra o Maligno, porque o mal não se sobrepõe à vontade de Deus.


Não seja inocente, porque essa inocência pode custar sua vida. Se você não acredita que nuvens são feitas de algodão, por que você acredita então que o mal não existe? Você acha que toda essa conversa é papo de crente chato e sem noção? Não perca mais tempo em não querer saber que Satanás existe. Ele existe e Deus quer que o vençamos.


É em João 10:10 que diz que o ladrão veio somente para roubar, matar e destruir e que Yeshua veio para que tenhamos vida e vida em abundância. Ou seja, o mal é previsível e ele não desiste desses três objetivos.


A Bíblia tem as provas que você precisa para não duvidar que o “mal” existe, ou se quiser chamar de Maligno, Satanás, diabo. O importante é saber que ele existe e que tem como objetivo destruir o ser humano:


Apocalipse 12:7-12:


Houve peleja no céu. Michael (nome em hebraico do arcanjo Miguel) e os seus anjos pelejaram contra o dragão. Também pelejaram o dragão e seus anjos; todavia, não prevaleceram; nem mais se achou no céu o lugar deles. E foi expulso o grande dragão, a antiga serpente, que se chama diabo e Satanás, o sedutor de todo o mundo, sim, foi atirado para a terra, e, com ele, os seus anjos.


Então, ouvi grande voz do céu, proclamando: Agora, veio a salvação, o poder, o reino do nosso Deus e a autoridade do seu Mashiach, pois foi expulso o acusador de nossos irmãos, o mesmo que os acusa de dia e de noite, diante do nosso Deus. Eles, pois, o venceram por causa do sangue do cordeiro e por causa da palavra do testemunho que deram e, mesmo em face da morte, não amaram a própria vida. Por isso, festejai, ó céus, e vós, os que neles habitais. Ai da terra e do mar, pois o diabo desceu até vós, cheio de grande cólera, sabendo que pouco tempo lhe resta.


Jó 1:6-7: Num dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, veio também Satanás entre eles. Então, perguntou o SENHOR a Satanás: Donde vens? Satanás respondeu ao SENHOR e disse: De rodear a terra e passear por ela.


1 João 5:18-19: Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não vive em pecado; antes, Aquele que nasceu de Deus o guarda, e o Maligno não lhe toca. Sabemos que somos de Deus e que o mundo inteiro jaz no Maligno.


João 13:2: Durante a ceia, tendo já o diabo posto no coração de Judas Iscariotes, filho de Simão, que traísse a Yeshua.


Lucas 4:1-12: Yeshua, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi guiado pelo mesmo Espírito, no deserto, durante quarenta dias, sendo tentado pelo diabo. Nada comeu naqueles dias, ao fim dos quais teve fome. Disse-lhe então o diabo: Se és o filho de Deus, manda que esta pedra se transforme em pão. Mas Yeshua lhe respondeu: Está escrito: Não só de pão viverá o homem.


E, elevando-o, mostrou-lhe, num momento, todos os reinos do mundo. Disse-lhe o diabo: Dar-te-ei toda esta autoridade e a glória destes reinos, porque ela me foi entregue, e a dou a quem eu quiser. Portanto, se prostrado me adorares, toda será tua. Mas Yeshua lhe respondeu: Está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás e só a ele darás culto. Então, o levou a Jerusalém, e o colocou sobre o pináculo do templo, e disse: Se és o filho de Deus, atira-te daqui abaixo; porque está escrito: Aos seus anjos ordenará a teu respeito que te guardem, e eles te susterão nas suas mãos, para não tropeçares nalguma pedra. Respondeu-lhe Yeshua: Dito está: Não tentarás o Senhor, teu Deus.


Tendo toda a certeza de que o Maligno existe, temos que aprender a lutar contra ele. Uma das ferramentas para nos defender do inimigo está no livro de Efésios:


Efésios 6:11-18: Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo; porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes.


Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis. Estai, pois, firmes, cingindo-vos com a verdade e vestindo-vos da couraça da justiça. Calçai os pés com a preparação do evangelho da paz; embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno. Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica.


Se Satanás é adversário de Yeshua, então é nosso adversário também. É difícil de entender, mas não existe dúvida, assim como eu e como qualquer filho de Deus, você está no meio de uma guerra. Então, você há de concordar que não dá para ir para a guerra de chinelo, nem bermuda ou boné de grife.


Para ir para a guerra é necessário ir com todas as vestimentas adequadas, com estratégias de guerra, com os pontos fortes e fracos do inimigo muito bem estudados. Você vai precisar saber a hora exata de atacar e a hora exata de se defender. Você precisa conhecer bem quem é o seu inimigo, como ele age e como ele quer te destruir. E precisa seguir as ordens do general Yeshua.


Satanás ataca nossa mente e é por isso que você deve aprender a proteger a sua mente dos ataques do Enganador. Satanás usa uma arma de ataque que é nos fazer duvidar de nosso Deus. Tudo o que ele fala em nossa mente contra Deus é mentira, ele procura nos fazer contestar as ações de Deus em nossas vidas. Isso muitas vezes acontece quando somos contrariadas, quando nossos planos não saem do modo como desejávamos.


Com algumas pessoas acontece que se algo adverso ocorre em suas vidas, como por exemplo dificuldades financeiras, perda de um emprego, morte de alguma pessoa querida, Satanás consegue fazer com que elas fiquem revoltadas contra Deus e assim acabam se afastando Dele. Que perigo é se afastar de Deus. Que sério é não confiar nos desígnios de Deus. Precisamos proteger nossos corações para que não penetrem os dardos lançados pelo Maligno.


Que bom é viver o Salmo 57: Tem misericórdia de mim, ó Deus, tem misericórdia, pois em ti a minha alma se refugia; à sombra das tuas asas me abrigo, até que passem as calamidades. O Eterno é temido exatamente porque Ele não tem bula, Ele pode tudo, Ele põe, Ele tira, Ele reconstrói. Nunca podemos saber o que Ele pode e vai fazer. Deus é o Deus do impossível e Deus de maravilhas.


E o próprio Maligno é criação do Eterno. Nosso Deus é o criador de tudo, Senhor do universo. Deus é sem princípio e sem fim. O “mal” já sabe que seu fim está escrito, mas até lá, ele vai ganhando tempo nos desanimando. O diabo é um ladrão de alegria. Então não desanime. Não deixe o diabo feliz. Não faça a vontade do “mal”. Entregue-se a Deus para que Ele cuide de você e te proteja debaixo de Suas asas.


Mateus 23:37: Quantas vezes quis eu reunir os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintinhos debaixo das asas.




 
 
 

Comments


Estou aguardando os seus comentários

Responderei em breve

© 2021 by Patricia Goulart

bottom of page