top of page

Deus quer ser seu Pai

  • Foto do escritor: pandradegomes
    pandradegomes
  • 14 de ago. de 2021
  • 11 min de leitura

ree
“Sábio é o pai que conhece o seu próprio filho”.

Quase todo mundo já se perguntou: Qual o motivo de Deus ter permitido isso? Afinal, o que Deus quer com isso? Por que estou tendo que passar por isso? O que eu fiz para merecer isso?


A vida é feita de momentos bons e momentos não tão bons assim. Não podemos descartar aquilo que não gostamos para ficar só com o que achamos agradável e prazeroso. A vida tem choro e riso, tristeza e alegria. Tudo em doses que se intercalam. A vida será tão boa quanto a maneira como lidamos com essa alternância de situações.


Deus sempre esteve e sempre estará no controle. A soberania de Deus nunca é abalada. Se verdadeiramente entendêssemos essa soberania, isso já seria o suficiente para nos trazer paz e segurança, mesmo no meio da pior situação possível, até mesmo da morte. Se confiássemos com plenitude em nosso Deus, nem medo de morrer nós teríamos, porque sabemos o que nos aguarda lá do outro lado quando chegar a hora de sermos recolhidas. Se vivemos uma vida de acordo com a vontade de Deus, sabemos o lugar que aguarda a nossa chegada, sabemos o que é vida eterna e que Jesus vai nos preparar um banquete para sentarmos com Ele à mesa.


Brincadeiras à parte, conheço uma pessoa que de tão amante de café que é, diz que quando for a vez dele encontrar o Messias, com certeza, será recebido com uma xícara de café. Essa pessoa diz que acredita que Jesus é bem humorado.


Cientes de que o controle de nossas vidas está nas mãos de Deus, as perguntas devem ser diferentes, ou seja, “O que Ele quer me ensinar nesta situação?”, “O que Deus quer me mostrar com isso que estou passando agora?”, “Como devo me comportar para não passar mais por uma situação assim?”. Precisamos buscar em Deus qual é o ensinamento que teremos com aquela situação. Todas as situações, mesmo as mais desagradáveis e doloridas, são oportunidades para construirmos relacionamento com Ele.


Funciona de maneira semelhante à escola: Se você aprendeu uma lição, está pronta para aprender a próxima. Mas se não aprendeu, a lição precisa ser repetida. Podemos repetir a mesma série várias vezes, anos podem passar até que o aprendizado seja adquirido. Deus quer nos fazer aprender certas coisas e por isso Ele permite que situações que nós não entendemos aconteçam, para que possamos aprender e evoluir nesse aprendizado. Deus é excelente professor. Ele não sente prazer em nos ver passando por dificuldades, Ele apenas sabe que isso será importante para nós, Ele nos quer fortalecidas e de cabeça erguida perante o mal que nos rodeia, que nos cerca e quer roubar a nossa alegria.


Deus nos deu livre arbítrio, ou seja, deu liberdade para escolhermos nossos caminhos, nos deu a liberdade de decidir sobre a nossa própria vida. Porém todas nós sabemos que colhemos aquilo que plantamos. Se nos direcionamos para as escolhas boas, colheremos bons frutos. Caso contrário, colheremos os frutos maus. Então existe uma decisão muito importante a ser tomada por cada uma de nós, a possibilidade de escolher se aceitamos a Deus como verdadeiro Pai ou não. E Ele sempre quer ser nosso Pai. Mas saiba que, Deus não nos obriga a nada, Ele nos deu o famoso livre arbítrio, Ele quer ser seu Pai e cuidar de você, mas você precisa querer ser sua filha. A decisão está somente em suas próprias mãos, Deus não bate com o pé na porta e a empurra, Ele precisa ser convidado para entrar, então não perca mais nenhum segundo de vida, convide Deus para tomar conta da sua, imediatamente. Não desperdice essa chance.


Algumas pessoas aprenderam que todos são Filhos de Deus, mas isto não é verdade. A Bíblia ensina o que é preciso ser feito para se tornar um Filho de Deus.


Quando aceitamos Deus como Pai, algo diferente acontece. Podemos sentir que não estamos mais sozinhas. Aquele que é amor e bondade passa a habitar em nós!

E o melhor relacionamento para ter com Deus não é o de Pai e Filha? Quem pode ocupar melhor o lugar de Pai com letra maiúscula do que Deus? Isso porque Deus é Pai do seu pai também. Não há melhor grau de parentesco do que Pai e Filha do Deus Altíssimo. Não há melhor "genoma" do que ser descendente de Deus. Não há melhor cariótipo do que genes que vêm de Deus. Entregue-se para Deus assumir o lugar Dele de Pai em sua vida.


Quando a gente quer um conselho, uma opinião, por que não perguntar primeiro a Deus que é nosso Pai? Ele espera que venhamos a Ele como o filho iria ao pai. Quem te ama mais e deseja mais o seu bem? Deus nunca estará ocupado demais para conversar com você, não vai mandar você ligar mais tarde, não vai mandar a secretária dizer que Ele está em reunião. Não vai fingir que não viu sua chamada no celular. Não vai te dizer que não viu que você mandou um e-mail, não vai fingir que não viu seu pedido de amizade no facebook e tão pouco atravessará a rua para não precisar passar por você. Deus não se esconde de você, nunca, nunquinha!


Assim como numa família é o pai quem decide sobre a vida da criança, a que horas ela vai comer, se precisa ficar de castigo, qual é a hora do banho, que horas vai fazer a lição de casa, é o Pai do céu quem decide tudo sobre a nossa vida. Ele sabe bem se precisamos ser corrigidas ( minha experiência me diz que sempre precisamos ), se precisamos que Ele, por exemplo, feche a torneira das finanças... Muitas vezes, Deus tira a fartura material, faz com que as contas sejam mais difíceis de serem pagas, você já não pode andar tanto de taxi quanto gostaria, não pode comprar presentes para quem ama tanto quanto gostaria, não pode sair para jantar fora tanto quanto costumava fazer, mas Ele sabe sempre muito bem o que está fazendo e porque está fazendo. Deus sempre sabe...


O objetivo dessa vida não é acumular bens materiais porque quando você se for deste mundo, não vai poder voltar para pegar nada, nem seu sofá macio, nem sua TV enorme, nem seu carro do último ano, nada disso vai ser necessário também, nada disso fará falta, pois lá do outro lado, você viverá em glória junto ao Senhor Jesus.


Aqui nesse mundo tão difícil de se viver, Deus está moldando seu caráter, está te observando quando as dificuldades vêm e de que maneira você vai se comportar. Na hora da dor, se você vai murmurar. Na verdade, essa vida nessa carne tão frágil é somente uma passagem, é um carimbo no passaporte para uma vida vindoura. O que vivemos aqui, e devemos viver bem cada dia, pois cada dia pode ser o último, é uma busca de agradar e obedecer ao Pai. E o Pai sempre sabe o que é o melhor para nosso crescimento e amadurecimento espiritual. Por isso não tenhamos medo da morte, medo de ir ao médico, medo de doenças, medo dos diagnósticos, tenhamos temor sim de não fazer o que o Pai espera de nós. Meu Pai sempre me disse para não aceitar diagnósticos médicos e somente meu marido acompanha o milagre que sou e que Deus faz em mim. Os diagnósticos dados pelas máquinas de ressonância magnética, há anos, desde os meus 25 enfatizam que eu deveria sentir muitas dores, mas eis-me aqui...anestesiada pelas mãos do meu médico, Jesus. Não sei como Ele faz, só sei que faz! Deus, meu melhor médico especialista.


Uma música lindíssima que meu marido compôs diz isso: “Eu já venci a sorte, não tenho medo da morte, pois já conheço o meu fim”. Se você segue os passos de Jesus, anda de mãos dadas com Ele, obedece aos seus mandamentos, você já conhece o seu fim, você já sabe onde passará a eternidade e com quem sentará numa mesa para um grande banquete.

E como Pai que é, Ele também precisa nos dizer não na hora certa, precisa nos repreender, precisa nos corrigir, precisa nos exortar. A Bíblia diz que o Pai exorta aos Filhos que ama. Ele corrige-nos. Precisamos aceitar que podemos ser repreendidas por Deus. Às vezes somos meninas mimadas, que não aprendemos o básico, como dizer: Muito obrigada!, precisando de um Pai paciente, misericordioso, que apenas quer nos ensinar e nos ver bem. Deus nos ama demais.


Assim como os pais de carne e osso precisam colocar seus filhos de castigo para educá-los, tirando o videogame, cortando a mesada, não deixando os filhos saírem com os amigos, Deus também pode nos tirar coisas de que gostamos muito. Com Deus não adianta fazer birra, se jogar no chão, gritar, arrancar os cabelos, porque Ele vai te educar, vai te consertar, vai te moldar como Ele bem entender. É bem melhor não se afastar de Deus, não bater a porta do quarto com raiva, se trancar lá dentro e não deixar Ele entrar. Fazer mal criação só vai doer mais em você mesma. Vai chegar a hora que você verá que é melhor fazer as pazes, pedir desculpas e deixar Ele continuar sendo seu Pai. Ele é autoridade sobre a sua vida. Ele tem mais idade que você, tem mais experiência que você, tem um montão de Filhos rebeldes como você e tem um amor maior do que você consegue medir e imaginar. O amor de Deus por nós é inexplicável!


Todo mundo já ouviu algum psicólogo falando que todo pai e mãe devem aprender a dizer não para seus filhos. Uma criança não pode ser educada recebendo tudo o que ela pede e quer. Já parou algum dia para pensar se Deus nos concedesse tudo que pedimos? Muita chance disso não dar muito certo.


É melhor ser tratada e corrigida pelo Pai do que cair nas garras do diabo, fazendo só o que a gente gosta e quer.


Não se esqueça que Deus é bom. Um pai que ama sua filha, vendo que ela está indo para um caminho de destruição, não vai ficar parado, ele vai agir. Deus também é assim, Ele nunca nos abandona, Ele se importa muito com cada uma de suas filhas e quer sempre que voltemos para o colo Dele. Ele quer nos proteger debaixo de suas asas. Nós conseguimos caber direitinho na palma da mão de Deus. Ele se preocupa com os mínimos detalhes e até nossas roupas de baixo são importantes para Ele. Ele é o tipo de Pai que não deixa faltar nada. É importante para Ele se nos alimentamos bem, se nos exercitamos, se dormimos bem, se arrumamos nossas bagunças, se oramos, se fazemos jejum, se intercedemos. Ele nos ensina a estarmos preparadas para as guerras espirituais, afinal temos um Pai sobrenatural, conhecido como "Senhor dos Exércitos"!!! E além de tudo, ainda dá ordem aos Seus anjos ao nosso respeito, para que nossos pés não tropecem em nenhuma pedra.


Quantas vezes deixamos nosso Pai de braços abertos nos esperando e não aparecemos para lhe dar um “oi”, um abraço, um muito obrigada? Quantas vezes Ele mandou seus anjos para nos socorrer e não tivemos a capacidade de agradecer? Quantas vezes nos ajoelhamos para conversar com nosso Pai? Não vamos chegar até Ele somente para fazer pedidos, vamos agradecer mais, vamos simplesmente ter um conversa sobre nosso dia, sobre as dificuldades e alegrias do nosso dia. Deus nos acha tão especiais, não vamos deixá-lo esperando um abraço nosso e o que lhe mostramos são as nossas costas, porque nem lembramos Dele durante um dia inteiro. Vamos dizer a nosso Pai como lhe amamos, como lhe agradecemos pela nossa vida, pela vida da nossa família, pelos livramentos concedidos durante o dia. Não fomos assaltadas, nem sequestradas, nem recebemos uma bala perdida, não fomos violentadas, não ficamos doentes, não fomos internadas. Você não consegue lembrar-se de Deus quando você chega ilesa em sua casa e deita em sua caminha para dormir? Não vai dar nem boa noite para seu Pai?


Não culpe Deus por tudo que você acha que dá errado na sua vida. Não fique contra Deus porque Ele não te deu o doce que você queria. Confie Nele, deixe Ele cuidar de seus sonhos, deixe Ele escrever seu futuro, deixe Ele te dar o que Ele tem de melhor. Se entregue, se jogue em seus braços sem olhar para trás, Ele vai te segurar.


Como Deus é soberano e tem controle de tudo, certamente seus caminhos para nós são sempre muito melhores do que qualquer plano que possamos fazer, até porque Deus é extremamente criativo. Se você deseja muito uma coisa e esse seu pensamento é do agrado de Deus, Ele vai te dar muito mais do que você imaginava e sonhava. Deus sabe nos surpreender com o melhor. Somos tão bobinhas, fazendo planos e sonhando com certas coisas, quando o Pai tem muito mais a oferecer. Nós não conseguimos surpreender Deus, mas Ele...


No meu caso particular, descobri que minha vida não iria ser exatamente do jeito que eu havia imaginado. Eu sempre achei que não iria casar, que seria totalmente independente financeiramente de qualquer homem, por isso mesmo sempre pensei que trabalharia muito para alcançar este objetivo. Falava que nunca na minha vida iria lavar roupas de um marido. Graças a Deus, os meus planos não eram tão criativos quanto os Dele. Ele me fez casar, me deu um marido maravilhoso, eu lavo suas roupas e não me incomodo com isso, ele é o cabeça da minha casa e eu sou feliz assim.


Seja fiel com Deus e Ele será fiel contigo. Tenha compromisso com Deus e Ele terá compromisso contigo.


É muito bom deixar Deus decidir o que é melhor para nós.


Pode decidir, Pai, porque nada que eu pense de maravilhoso vai ser parecido com tudo de melhor que o Senhor tem para mim.


Obrigada porque o Senhor é meu Pai, meu Papai.



Hebreus 12:5-11:

Filho meu, não menosprezes a correção que vem do Senhor, nem desmaies quando por ele és reprovado; porque o Senhor corrige a quem ama e açoita a todo filho a quem recebe. É para disciplina que perseverais ( Deus vos trata como filhos ); pois que filho há que o pai não corrige? Além disso, tínhamos os nossos pais segundo a carne, que nos corrigiam, e os respeitávamos; não havemos de estar em muito maior submissão ao Pai espiritual e, então, viveremos? Pois eles nos corrigiam por pouco tempo, segundo melhor lhes parecia; Deus, porém, nos disciplina para aproveitamento, a fim de sermos participantes da sua santidade. Toda disciplina, com efeito, no momento não parece ser motivo de alegria, mas de tristeza; ao depois, entretanto, produz fruto pacífico aos que têm sido por ela exercitados, fruto de justiça.


Isaías 40:12-31:

Quem na concha de sua mão mediu as águas e tomou a medida dos céus a palmos? Quem recolheu na terça parte de um efa o pó da terra e pesou os montes em romana e os outeiros em balança de precisão?

Quem guiou o Espírito do SENHOR? Ou, como seu conselheiro, o ensinou?

Com quem tomou ele conselho, para que lhe desse compreensão? Quem o instruiu na venda do juízo, e lhe ensinou sabedoria, e lhe mostrou o caminho de entendimento?...

Com quem comparareis a Deus? Ou que coisa semelhante confrontareis com ele?...

A quem, pois, me comparareis para que eu lhe seja igual? – diz o Santo.

Levantai ao alto os olhos e vede. Quem criou estas coisas? Aquele que faz sair o seu exército de estrelas, todas bem contadas, as quais ele chama pelo nome; por ser ele grande em força e forte em poder, nem uma só vem a faltar...

Faz forte ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor... os que esperam no SENHOR renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam.


Jeremias 10:23:

Eu sei, ó Senhor, que não cabe ao homem determinar o seu caminho, nem ao que caminha o dirigir os seus passos.


Jeremias: 18:1-6:


Palavra do SENHOR que veio a Jeremias, dizendo:

Dispõe-te, e desce à casa do oleiro, e lá ouvirás as minhas palavras. Desci à casa do oleiro, e eis que ele estava entregue à sua obra sobre as rodas. Como o vaso que o oleiro fazia de barro se lhe estragou na mão, tornou a fazer dele outro vaso, segundo bem lhe pareceu.

Então, veio a mim a palavra do SENHOR: Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? – diz o SENHOR; eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel.


Jó 5:17-18:


Bem aventurado é o homem a quem Deus disciplina; não desprezes, pois, a disciplina do Todo Poderoso. Porque Ele faz a ferida e Ele mesmo a ata; fere, e as suas mãos curam.


Lucas 12:7:

Até os cabelos da vossa cabeça estão todos contados. Não temais! Bem mais valeis do que muitos pardais.

Assim como Deus nos fala que tem conhecimento de quantos fios de cabelo temos, Deus já me disse que tem conhecimento de cada pinta que eu tenho no meu corpo. Deus sabe de tudo, porque nos preocupamos tanto?!


Lucas 12:24:

Observais os corvos, os quais não semeiam, nem ceifam, não têm despensa nem celeiros; todavia, Deus os sustenta. Quanto mais valeis do que as aves!

Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida?

Se, portanto, nada podeis fazer quanto às coisas mínimas, por que andais ansiosos pelas outras?

Não temais, ó pequenino rebanho; porque vosso Pai se agradou em dar-vos o seu reino.


Provérbios 3:11-12:

Filho meu, não rejeites a disciplina do Senhor, nem te enojes da sua repreensão, porque o Senhor corrige aquele quem ama, assim como o pai ao filho a quem quer bem.









 
 
 

2 comentários


Pardes Ágape CEBPA
Pardes Ágape CEBPA
07 de out. de 2021

Obrigado por compartilhar grandes riquezas para nossas vidas.

ב"ה

חזק חזק ונתחזק

Curtir
pandradegomes
pandradegomes
10 de mar. de 2023
Respondendo a

Obrigada pela leitura.

Curtir

Estou aguardando os seus comentários

Responderei em breve

© 2021 by Patricia Goulart

bottom of page