Abraçar é bom demais
- pandradegomes
- 1 de fev. de 2021
- 2 min de leitura

Foi comprovado cientificamente que abraçar faz bem à saúde física e mental.
Pesquisas e estudos realizados nos Estados Unidos, na Áustria e na Inglaterra comprovam que o abraço protege dos efeitos do estresse, da depressão e da ansiedade. Que abraços frequentes reforçam o sistema imunológico, aumentando os níveis de hemoglobina ( pigmento do sangue responsável por transportar o oxigênio aos tecidos de todo o corpo ) no organismo. Também concluíram que pessoas que sofrem com dificuldades em verbalizar emoções e descrever sentimentos, podem ser beneficiadas pelo abraço. Ainda que essas pessoas tenham problemas para se relacionar, a comunicação mais afetuosa alivia a aflição que elas sentem e gestos como o abraço fazem com que elas liberem hormônios que aliviam o estresse.
Estudos indicaram que abraçar alguém pode além de promover o bem-estar, reduzir a pressão arterial e melhorar a memória. O efeito benéfico do abraço se dá se o ato de afeto é feito por alguém de confiança. A oxitocina é liberada no organismo e esse hormônio quando presente na corrente sanguínea reduz a pressão arterial e diminui a sensação de estresse e ansiedade.
E outras pesquisas mostraram que o carinho do abraço pode aliviar a dor. Os estudos foram realizados recrutando-se mulheres que sofrem de enxaqueca e durante os testes, as participantes relataram melhora significativa na dor de cabeça.
O contato físico entre casais, amigos ou familiares, através de um abraço pode aliviar o estresse, melhorar a saúde cardíaca e impulsionar o sistema imunológico.
Na internet existem sites que oferecem a "Terapia do abraço". Um simples abraço demorado em alguém querido pode transformar o seu dia, te deixar mais feliz, saudável e de bem com a vida.
Aqui no Brasil, o dia escolhido para ser O dia do abraço foi o dia vinte e dois de maio.
"Abraço significa amor! E ter para onde voltar".
Não dê tapinhas nas costas. Alguém pode estar querendo um abraço seu apertado. Dê abraços demorados. Aproxime-se mais! Tente sentir mais do que um abraço é capaz. Quando bem apertado, ele ampara tristezas, sustenta lágrimas, combate incertezas, põe a nostalgia de lado. É até capaz de amenizar o medo. Se for cheio de ternura, ele guarda segredos e jura cumplicidade. Um abraço de verdade divide alegrias e agrada em comemorações. Abraços são pequenas orações de fé e de energia. Olhe para o lado. Há sempre alguém que precisa de um abraço e não tem coragem de dizer! Enlace-o! O que vai receber de volta é um sorriso de carinho e uma palavra sincera. Você vai perceber que ninguém está sozinho.
Se esse abraço vier acompanhado de um beijo na testa então... É bem provável que todo mal estar passe...
Então abrace. Deus nos deu dois braços para isso mesmo: enlaçar as pessoas e curá-las através de um grande abraço.






Comentários