top of page

  • Foto do escritor: pandradegomes
    pandradegomes
  • 13 de mai. de 2023
  • 8 min de leitura

Atualizado: 20 de jun. de 2023


“A fé em Deus nos faz crer no incrível, ver o invisível e realizar o impossível”.


O grande elogio de Deus para mim é quando Ele diz: “Bendita aquela que acredita sem ver”. Sempre considerei minha única qualidade. Ficava até preocupada se Deus me permitisse ver alguma manifestação espiritual, porque eu ficaria pensando: “Caramba, agora não vou ter nada mais que possa agradar meu Deus”. Acredito eu que Deus fica feliz com os que acreditam em tudo que é do reino Dele sem precisar enxergar com os próprios olhos.


Minha odisséia espiritual com meu marido começou com o livro de Hebreus, na nossa casa na rua Dona Mariana, em Botafogo. Ele tocava muito violão no nosso sofá de couro branco, era a maneira como falávamos com Deus e a primeira vez que o Eterno falou conosco foi através de Hebreus 11. É um capítulo muito especial em nossas vidas.


Hebreus 11:1-40:

Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem. Pois, pela fé, os antigos obtiveram bom testemunho. Pela fé, entendemos que foi o universo formado pela palavra de Deus, de maneira que o visível veio a existir das coisas que não aparecem.


Pela fé, Abel ofereceu a Deus mais excelente sacrifício do que Caim; pelo qual obteve testemunho de ser justo, tendo a aprovação de Deus quanto às suas ofertas. Por meio dela, também mesmo depois de morto, ainda fala.


Pela fé, Enoque foi trasladado para não ver a morte; não foi achado, porque Deus o trasladara. Pois, antes da sua trasladação, obteve testemunho de haver agradado a Deus.

De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.


Pela fé, Noé, divinamente instruído acerca de acontecimentos que ainda não se viam e sendo temente a Deus, aparelhou uma arca para a salvação de sua casa; pela qual condenou o mundo e se tornou herdeiro da justiça que vem da fé.


Pela fé, Abraão, quando chamado, obedeceu, a fim de ir para um lugar que devia receber por herança; e partiu sem saber aonde ia.


Pela fé, peregrinou na terra da promessa como em terra alheia, habitando em tendas com Isaque e Jacó, herdeiros com ele da mesma promessa; porque aguardava a cidade que tem fundamentos, da qual Deus é o arquiteto e edificador.


Pela fé, também, a própria Sara recebeu poder para ser mãe, não obstante o avançado de sua idade, pois teve por fiel aquele que lhe havia feito a promessa.


Por isso, também de um, aliás já amortecido, saiu uma posteridade tão numerosa como as estrelas do céu e inumerável como a areia que está na praia do mar.


Todos estes morreram na fé, sem ter obtido as promessas; vendo-as, porém, de longe, e saudando-as, e confessando que eram estrangeiros e peregrinos sobre a terra.


Porque os que falam desse modo manifestam estar procurando uma pátria.


E, se, na verdade, se lembrassem daquela de onde saíram, teriam oportunidade de voltar.

Mas, agora, aspiram a uma pátria superior, isto é, celestial. Por isso, Deus não se envergonha deles, de ser chamado o seu Deus, porquanto lhes preparou uma cidade.


Pela fé, Abraão, quando posto à prova, ofereceu Isaque; estava mesmo para sacrificar o seu unigênito aquele que acolheu alegremente as promessas, a quem se tinha dito: Em Isaac será chamada a tua descendência; porque considerou que Deus era poderoso até para ressuscitá-lo dentre os mortos, de onde também, figuradamente, o recobrou.


Pela fé, igualmente Isaac abençoou a Jacó e a Esaú, acerca de coisas que ainda estavam para vir.


Pela fé, Jacó, quando estava para morrer, abençoou cada um dos filhos de José e, apoiado sobre a extremidade do seu bordão, adorou.


Pela fé, José, próximo do seu fim, fez menção do êxodo dos filhos de Israel, bem como deu ordens quanto aos seus próprios ossos.


Pela fé, Moisés, apenas nascido, foi ocultado por seus pais, durante três meses, porque viram que a criança era formosa; também não ficaram amedrontados pelo decreto do rei.

Pela fé, Moisés, quando já homem feito, recusou ser chamado filho da filha de Faraó, preferindo ser maltratado junto com o povo de Deus a usufruir prazeres transitórios do pecado; porquanto considerou o opróbrio de Cristo por maiores riquezas do que os tesouros do Egito, porque contemplava o galardão.


Pela fé, ele abandonou o Egito, não ficando amedrontado com a cólera do rei; antes, permaneceu firme como quem vê aquele que é invisível.


Pela fé, celebrou a Páscoa e o derramamento do sangue, para que o exterminador não tocasse nos primogênitos dos israelitas.


Pela fé, atravessaram o mar Vermelho como por terra seca; tentando-o os egípcios, foram tragados de todo.


Pela fé, ruíram as muralhas de Jericó, depois de rodeadas por sete dias.


Pela fé, Raabe, a meretriz, não foi destruída com os desobedientes, porque acolheu com paz aos espias.


E que mais direi? Certamente, me faltará o tempo necessário para referir o que há a respeito de Gideão, de Baraque, de Sansão, de Jefté, de Davi, de Samuel e dos profetas, os quais, por meio da fé, subjugaram reinos, praticaram a justiça, obtiveram promessas, fecharam a boca de leões, extinguiram a violência do fogo, escaparam ao fio da espada, da fraqueza tiraram força, fizeram-se poderosos em guerra, puseram em fuga exércitos de estrangeiros.

Mulheres receberam, pela ressurreição, os seus mortos. Alguns foram torturados, não aceitando seu resgate, para obterem superior ressurreição; outros, por sua vez, passaram pela prova de escárnios e açoites, sim, até de algemas e prisões. Foram apedrejados, provados, serrados pelo meio, mortos a fio de espada; andaram peregrinos, vestidos de peles de ovelhas e de cabras, necessitados, afligidos, maltratados (homens dos quais o mundo não era digno), errantes pelos desertos, pelos montes, pelas covas, pelos antros da terra.


Ora, todos estes que obtiveram bom testemunho por sua fé não obtiveram, contudo, a concretização da promessa, por haver Deus provido coisa superior a nosso respeito, para que eles, sem nós, não fossem aperfeiçoados.


Como existe uma música que diz: Meus heróis morreram de overdose... Eu posso dizer que meus heróis são estes que viveram pela fé. Há alguns anos, numa oração pelo Estado de Israel, no Parque Itzhak Rabin, no bairro de Botafogo, enquanto meu marido orava, eu estava observando as formigas trabalhando, carregando suas folhinhas e o sol gostoso batia em meu rosto, eu estava ali contemplando as coisas de Deus. Então o Eterno me disse que era Ele que fazia o sol brilhar todos os dias e estava me tocando através do sol, que era para eu continuar vivendo pela fé, pois para mim Ele tem guardado tesouros. Então, no meio de tropeços, erros e acertos, eu estou me esforçando para agradar ao meu Deus, aguardando mais bênçãos para mim, vivendo todos os dias pela fé.


Em Lucas 8:43-48 está a passagem da Bíblia com a qual mais me identifico e me sinto como aquela mulher que tem certeza do poder de Yeshua na vida dela. Que Ele pode curá-la de uma doença de anos, no meu caso a endometriose:


Certa mulher que, havia doze anos, vinha sofrendo de uma hemorragia, e a quem ninguém tinha podido curar e que gastara com os médicos todos os seus haveres, veio por trás dele e lhe tocou na orla da veste, e logo se lhe estancou a hemorragia. Mas Yeshua disse: Quem me tocou? Como todos negassem, Pedro com seus companheiros disse: Mestre, as multidões te apertam e te oprimem e dizes: Quem me tocou? Contudo, Yeshua insistiu: Alguém me tocou, porque senti que de mim saiu poder. Vendo a mulher que não podia ocultar-se, aproximou-se trêmula e, prostrando-se diante dele, declarou, à vista de todo o povo, a causa por que lhe havia tocado e como imediatamente fora curada. Então, lhe disse: Filha, a tua fé te salvou; vai-te em paz.


Aquela mulher não desistiu de encontrar a cura. E não é porque não podemos tocar Yeshua fisicamente como ela tocou, que não podemos ser curadas também. O que importa aqui é a fé. Ele disse que foi a fé da mulher em Yeshua que a curou. Ela acreditou na bênção aguardada por doze anos e por isso a recebeu.


Yeshua era sua única esperança. Então, se porventura um médico de carne e osso, mesmo sendo o mais conceituado em sua área, lhe disser que sua enfermidade não tem cura, ou que você só ficará curada se realizar uma cirurgia, em primeiro lugar não se desespere. Confie no médico dos médicos, aquele que curou cegos, coxos e fez até morto renascer. Quem você acha que pode mais, um médico do mundo ou o Filho de Deus?


Não tem quem busque Yeshua e Ele não cure.


Assim como aquela mulher buscou Yeshua, precisamos, necessitamos buscá-lo todos os dias, tocá-lo todos os dias, ter relacionamento diário com Ele. Sem Ele nada podemos fazer.


Passando uma dificuldade de saúde, minha médica só via uma solução: fazer uma cirurgia para retirar meu útero. Eu orei e disse que o útero era meu e que dentro de mim ele iria continuar. Aguardei, tomei medicamento e tudo foi caminhando bem.


Podemos encontrar na Bíblia alguns versículos como:



Habacuque 2:4:

O justo viverá pela sua fé.


João 20:24-29:

Ora, Tomé, um dos doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando veio Yeshua. Disseram-lhe, então, os outros discípulos: Vimos o Senhor. Mas ele respondeu: Se eu não vir nas suas mãos o sinal dos cravos, e ali não puser o dedo, e não puser a mão no seu lado, de modo algum acreditarei. Passados oito dias, estavam outra vez ali reunidos os seus discípulos, e Tomé, com eles. Estando as portas trancadas, veio Yeshua, pôs-se no meio e disse-lhes: Paz seja convosco! E logo disse a Tomé: Põe aqui o dedo e vê as minhas mãos; chega também a mão e põe-na no meu lado; não sejas incrédulo, mas crente. Respondeu-lhe Tomé: Senhor meu e Deus meu! Disse-lhe Yeshua: Porque me viste, creste? Bem-aventurados os que não viram e creram.


Lucas 8:49-55:

Falava ele ainda, quando veio uma pessoa da casa do chefe da sinagoga, dizendo: Tua filha já está morta, não incomodes mais o Mestre. Mas Yeshua, ouvindo isto, lhe disse: Não temas, crê somente, e ela será salva. Tendo chegado à casa, a ninguém permitiu que entrasse com ele, senão Pedro, João, Tiago e bem assim o pai e a mãe da menina. E todos choravam e a pranteavam. Mas ele disse: Não choreis; ela não está morta, mas dorme. E riam-se dele, porque sabiam que ela estava morta. Entretanto, ele, tomando-a pela mão, disse-lhe, em voz alta: Menina, levanta-te! Voltou-lhe o espírito, ela imediatamente se levantou, e ele mandou que lhe dessem de comer.


Marcos 4:30-32:

Disse mais: A que assemelharemos o reino de Deus? Ou com que parábola o apresentaremos?

É como um grão de mostarda, que, quando semeado, é a menor de todas as sementes sobre a terra; mas, uma vez semeada, cresce e se torna maior do que todas as hortaliças e deita grandes ramos, a ponto de as aves do céu poderem aninhar-se à sua sombra.

Marcos 9:22-23:

Se tu podes alguma coisa, tem compaixão de nós e ajuda-nos. Ao que lhe respondeu Yeshua: Se podes! Tudo é possível ao que crê.



Yeshua fez morto ressuscitar.


E você acha que sua vida não tem jeito, que tudo está acabado, que não tem mais saída?


Yeshua pode te fazer viver novamente.


Você não acredita que Yeshua pode te devolver a vida? Yeshua é o Senhor da vida.

Dê uma chance Dele te mostrar que sua vida ainda tem jeito. Dê uma chance de Yeshua mostrar a você quem Ele é e tudo o que Ele pode fazer por você.

Deixe Yeshua ser o capitão do seu barco.






 
 
 

Kommentare


Estou aguardando os seus comentários

Responderei em breve

© 2021 by Patricia Goulart

bottom of page