Caiu um cisco no meu olho
- pandradegomes
- 25 de jan. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 22 de fev. de 2021

A vida humana assemelha-se a descascar uma cebola. Vai provavelmente nos fazer chorar em determinados momentos, mas não podemos fugir de descascá-la para saboreá-la. Cheia de camadas como os obstáculos da vida, vamos tirando um a um do caminho... Sem chorar, sem descascar, não vai ter como fazer o tempero. Mesmo chorando, o resultado final vai ser uma vida boa e saborosa, assim como a cebola que no final de tanto choro vai nos dar de presente um peixe assado maravilhoso, uma cebola caramelizada com molho shoyo ou uma rodela de cebola frita.
Por que tantas pessoas quando estão chorando e alguém pergunta: "Você está chorando?", a pessoa responde: "Não, caiu um cisco no meu olho. A gente, então, não pode chorar, é isso?! Além de ser lubrificante dos olhos, a lágrima existe para isso, para ser chorada.
As lágrimas possuem a função de levar oxigênio e outros nutrientes necessários para a córnea, transportando produtos residuais para longe dela, impedindo que a córnea se infecte e mantendo os níveis adequados de solução salina na córnea para proteger o olho e preservar a visão.
Então se alguém perguntar se você está chorando e você quiser dizer que não, pode passar a dizer: "Não estou chorando, apenas cuidando bem das minhas córneas".
Robôs não choram, seres humanos sim. Mulheres choram e homens também. Chorar serve para bebês e velhinhos, adultos e crianças.
Aproximadamente 75% dos homens e 85% das mulheres sentem-se melhor depois de chorar e isso não é por acaso. Em determinadas situações, nosso cérebro produz certas substâncias, como a prolactina, que ativam a ação das glândulas lacrimais. Esta, cujas concentrações aumentam em momentos de estresse, reduz novamente sua quantidade quando começamos a chorar. Este fator, aliado à liberação de substâncias como a leucina-encefalina, noradrenalina e serotonina, nos proporciona uma sensação anestésica e de calma, aliviando a angústia e liberando a tensão.
Acredita-se que homens chorem menos que mulheres porque a taxa de prolactina no sangue é essa: 2,80 a 29,2 ng/mL para mulheres e abaixo de 20 ng/mL para homens. É este mesmo hormônio que atua nas glândulas mamárias, para a produção de leite materno. Então, conclui-se que níveis mais elevados do hormônio prolactina nas mulheres podem estimulá-las às lágrimas, enquanto os níveis mais elevados de testosterona dos homens podem inibir as lágrimas.
Por sua vez, o cortisol é um hormônio que pode fazer você se sentir ansioso e em pânico, e isso faz seu corpo acumular gordura abdominal. Chorar ajuda a reduzir os níveis de cortisol em seu corpo, fazendo com que os sentimentos de bem estar substituam a tensão e você ainda se livre de um possível ganho de peso, já que o excesso de cortisol faz as glândulas supra-renais trabalharem mais, provocando retenção de líquido e acúmulo de gordura.
Então, quem será o criador da frase: "Engole o choro!"? O choro é para ir para fora, não para dentro. Se fosse para chorar para dentro, as glândulas lacrimais não seriam do lado de fora.
Então, podemos chorar à vontade, porque chorar faz bem.
Salmos 56:8:
Registra, tu mesmo, o meu lamento; recolhe as minhas lágrimas em teu odre; acaso não estão anotadas em teu livro?
Mateus 5:4:
Bem-aventurados os que choram, pois serão consolados.
Romanos 12:15:
Alegrem-se com os que se alegram; chorem com os que choram.
ความคิดเห็น